Esta é uma obra de ficção, qualquer semelhança com nomes, pessoas, factos ou situações da vida real terá sido mera coincidência. Ou verossimilhança.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016
Desempregado usa camisa pró-Lula e psiquiatra o manda pro hospício
Zequinha do PT, vai sair da maluca camisa do Lula pra uma camisa-de-força
São Caetano /SP
O operário Zequinha do PT, como era conhecido, sofrendo de stress, por receber carta de demissão da indústria onde trabalha, recebe licença psiquiátrica por tempo indeterminado e , depois, para um hospício ( casa de repouso, usando o termo politicamente correto) ao ser encaminhado ao psiquiatra da empresa, por chegar no consultório com uma camiseta com a foto do Lula e os dizeres "Lula, o homem mais honesto do planeta!"
O psiquiatra, pasmo, afirmou:
"Ele estava sob forte stress, pelo fato de ter sido demitido, com os milhares que já foram, daqui, da fábrica. Compreensível. Eu até ia encaminhar um pedido de readmissão. Nada que um anti-depressivo, e uns três dias de licença, não resolvesse. Mas, quando ele entrou com aquela absurda camiseta com a foto do Lula, vi, de imediato, que se tratava de um grave distúrbio psiquiátrico! Porra! Sair em defesa do Lula? O autor do caos em que se instaurou o Brasil? Quando vi que na camiseta estava escrita a frase 'Lula, o homem mais honesto do planeta!', chamei os seguranças da empresa e ministrei-lhe, ali, um sossega-leão fortíssimo! Em seguida, procurei na literatura médica o distúrbio com o qual me deparava. Encontrei, em código na CID.10, F22.0) - 297.1 -, o que se encaixava naquele padrão, o Transtorno Delirante, ou DSM.I. A característica essencial do Transtorno Delirante é a presença de um ou mais delírios em que alucinações cognitivas ou perceptivas distanciam o indivíduo da realidade."
Prosseguiu o médico:
"Alucinações de desconexão com a realidade podem estar presentes (e ser proeminentes), se relacionadas ao tema do delírio (por ex., sensação de estar infestado com insetos, associada com delírios de infestação, ou a percepção de emitir odor fétido por um orifício corporal, associada com delírios de referência). Ele dizia que seu corpo era constituído de mortadela! Gravíssimo! Impactava e inviabiliza no seu trânsito psicossocial."
"Foi assustador, pois percebi, ao ver na TV, que há mais pessoas com essa grave patologia!", disse o psiquiatra. E concluiu:
"Embora seja especialmente importante determinar se os delírios são bizarros para a distinção entre Transtorno Delirante e Esquizofrenia, este caráter bizarro pode ser difícil de julgar, especialmente entre diferentes culturas. Os delírios são considerados bizarros quando claramente implausíveis, incompreensíveis e não extraídos de experiências comuns da vida (por ex., a crença de um indivíduo de que um estranho retirou seus órgãos internos e os substituiu pelos de outra pessoa sem deixar quaisquer cicatrizes ou ferimentos ou , no caso, mais grave, a crença de que Lula, realmente, é honesto). O funcionamento psicossocial, nesse caso, é invariável, pois com fraco funcionamento psicossocial , presente no Transtorno Delirante, ele decorre diretamente das próprias crenças delirantes. Por exemplo, um indivíduo convencido de que será assassinado por "criminosos da Máfia" pode abandonar seu emprego e se recusar a sair de casa, exceto tarde da noite e apenas usando roupas diferentes de seus trajes habituais. Só que, no caso, a Máfia é o Lula, seu algoz e salvador. Encaminhá-lo-ei, urgente, para reclusão em uma instituição psiquiátrica. Esse sujeito é perigosíssimo! Excluindo-o do contato social! Vai tirar aquela camisa de maluco e colocar uma camisa-de-força!"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário