Em São Paulo, assim que começou o programa do PT, moradores de diferentes bairros começaram um panelaço. Além de bater panelas, alguns xingavam nominalmente integrantes do PT. A manifestação foi registrada em bairros como Jardins, Pompéia, Pinheiros, Bela Vista, Moema e Vila Nova Conceição. Aconteceram panelaços ainda no Itaim, Sacomã e Tatuapé. Muitos carros pararam no meio do trânsito para buzinar também como forma de protesto. Também foram registrados panelaços em cidades no litoral e no interior de São Paulo.
Em Curitiba, moradores de diferentes bairros também bateram panela enquanto piscavam as luzes dos apartamentos no momento em que o programa estava no ar. Um internauta postou vídeo de panelaço na cidade de Uruçui, no Piauí. Ao aldo de familiares, um senhor bate panela grita: "Fora PT".
Em Santa Catarina, o panelaço aconteceu na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, reduto de ricos e famosos durante o verão. Em Belo Horizonte, batidas em panelas e gritos contra o PT foram ouvidos em bairros como Carmo Sion, área nobre da cidade.
Segundo vídeos postados na internet hoje à noite, também foram realizados panelaços no bairro dos Aflitos, no Recife. E no Espírito Santo, em Vitória e Vila Velha.
Em seu discurso, que durou um minuto em meio, Lula não cita as denúncias contra ele e prefere passar uma mensagem positiva sobre o governo do PT, mas critica “quem não gosta de dividir a poltrona o avião” com pessoas mais pobres.
“De um tempo para cá, parece que virou moda falar mal do Brasil. Esse país não é qualquer um não, gente. As pessoas que falam em crise, crise, crise, repetem isso todo santo dia, ficam minando a confiança no Brasil”, afirma o ex-presidente durante o programa, citando os feitos positivos do partido no poder.
“Esse é o resultado dos governos do PT no comando do Brasil, e é isso no fundo que incomoda essa gente que não gosta de dividir a poltrona dos aviões com o nosso povo. É verdade que erramos, mas acertamos muito mais e podemos melhorar muito mais ainda. Temos tudo para voltar a crescer e seguir no caminho do desenvolvimento, para ser, cada vez mais, o Brasil de todos os brasileiros”, conclui Lula, que, era de se esperar, gerou ódio e indignação de milhões de brasileiros.
A presidente Dilma Rousseff não participou da propaganda. Segundo o presidente do partido, Rui Falcão, ela foi convidada, mas disse que estava "com a agenda cheia".
Agenda cheia estará seu Juca e sua filha, por um bom tempo.
Sucesso, Seu Juca!
Agenda cheia estará seu Juca e sua filha, por um bom tempo.
Sucesso, Seu Juca!